sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PARQUE DO IBIRAPUERA - SP

Parque do Ibirapuera



O Parque do Ibirapuera localizado na região de Moema, na capital de São Paulo, foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do Quarto Centenário de São Paulo e concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Knesse de Mello e Ícaro Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes. Com 1.584 milhões de metros quadrados, é um dos parques mais procurados pela população paulistana, sendo uma das mais importantes áreas verdes e de lazer da cidade.
Com área total de mais de 1,5 milhão de metros quadrados de verde, pode ser considerado, sem dúvida, como o pulmão de São Paulo. Instalado numa região que abrigava uma aldeia indígena no início da colonização, passou a ser usado como pasto e, no início do século, como depósito de animais que puxavam os carros do Corpo de Bombeiros. Só foi idealizado como parque a partir da década de 20, com prefeito Pires do Rio.

HISTÓRIA

No início da colonização, a região do Ibirapuera (em tupi-guarani Ypy-ra-ouêra = pau podre ou árvore apodrecida), era uma aldeia indígena, que compreendia uma vasta área de terras que iam além do Bairro de Santo Amaro. Com o crescimento da Província, a planície passou a ser uma área de chácaras e pastagens, destinada às boiadas que seguiam para o Matadouro Municipal, localizado no bairro da Vila Mariana, e para os animais que puxavam os carros do Corpo de Bombeiros da cidade, tanto que o local era chamado de Invernada dos Bombeiros. Em 1906, uma lei estadual transferiu a área para o Município de São Paulo.
No final da década de 20, o Prefeito Pires do Rio decidiu criar um parque dos existentes na Europa, como os Bois de Bologne em Paris, o Central Park em New York, ou o Hyde Park em Londres. Mas como o terreno era alagadiço, um funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, iniciou um 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, com a finalidade de drenar o solo e eliminar o excesso de umidade. Também plantou um grande número de espécies ornamentais e exóticas, destinadas a arborizar as ruas e praças da cidade, e cujas mudas também eram distribuídas à população.
Em 1951, por conta do IV Centenário que se aproximava (em janeiro de 1954), uma comissão foi criada e o arquiteto Oscar Niemeyer passou a cuidar do projeto arquitetônico do lugar. Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico.
Apesar de todos os esforços visando inaugurar o parque em 25 de janeiro de 1954, data do IV Centenário de São Paulo, isto somente viria acontecer em 21 de agosto de 1954 (Aniversário do Parque do Ibirapuera, data em que foi entregue à população). Na ocasião, 13 Estados e 19 países estiveram presentes na festividade montando 640 estandes. Um dos participantes, o Japão, chegou a construir uma réplica do Palácio Katura, com material importado e que é uma das atrações hoje do Parque, hoje chamado de Pavilhão Japonês.
Das construções realizadas naquele período haviam edifícios estilizados, como o Pavilhão do Rio Grande do Sul (ao lado). Dos que sobrevivem até os dias de hoje estão: o "Palácio das Indústrias" (atual sede da Bienal e do MAC) - Pavilhão Cicillo Matarazzo construído para apresentar uma visão da indústria paulista. "Palácio das Nações", conhecido atualmente como Pavilhão Manoel de Nóbrega e que foi sede da Prefeitura até 1992, utilizado na inauguração do parque visando reunir as representações dos diversos países. "Palácio das Exposições" - sedes atuais dos Museus da Aeronáutica e Folclore, utilizado no IV Centenário para exposições culturais. "Palácio dos Estados" - atual Pavilhão Armando de Arruda Pereira, sede da PRODAM, local que na época tinha como finalidade abrigar a representação das várias unidades da Federação. "Palácio da Agricultura" - atual sede do DETRAN e que foi construído inicialmente para abrigar a Secretaria da Agricultura. Grande Marquise - local onde está situado o MAM. Isto sem contar com o Ginásio de Esportes, o Velódromo (o primeiro existente no país) e o conjunto de lagos.
Foram ainda construídos especialmente para as comemorações do IV Centenário o Pavilhão Verde e da I Feira Internacional de São Paulo. Outra obra que chegou a ser construída para este evento foi da "Espiral", símbolo do progresso, mas inviabilizada por dificuldades técnicas.
Passados dois anos de sua inauguração os planos do Prefeito Armando de Arruda Pereira de manter o parque
O Ibirapuera como conhecemos hoje, foi entregue a São Paulo em 21 de agosto de 1954. Atualmente, ele é o parque mais freqüentado de São Paulo e com o maior número de atrações. O visitante pode escolher entre o Planetário, o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês e o Viveiro, só para citar algumas. Além disso, há várias áreas para atividade física, ciclovia, 13 quadras e playground. E a entrada de cães é permitida.

INFORMAÇÕES

Administração:

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera.
Entrada para os bolsões do Estacionamento:
Portão 3 - Avenida Pedro Álvares Cabral e Portão 7 - Avenida República do Líbano (nos demais portões, acesso a pé).
Telefone: (11) 5574 – 5177 – (11) 5573-4180 (administração do parque)
Entrada: gratuita
Funcionamento de segunda-feira a domingo das 8h às 18h.



CONSIDERAÇÕES

  • Fácil acesso para turistas que forem o visitar em ônibus fretado ou utilizando o transporte público da Cidade de São Paulo, muitos táxis, inúmeras linhas de ônibus vindas das mais variadas regiões e um amplo estacionamento (zona azul).
  • Segurança presente em todo o parque através de rondas e pequenas patrulhas.
  • Os banheiros não são os mais limpos, mas, em condições de utilização.
  • As atrações do parque em boas condições.
  • Bons restaurantes.
  • Atividades desportivas para todos os níveis, do iniciante até avançado/profissional.
  • Muitas atividades culturais e diversas formas de entretenimento atingindo várias idades e condições sociais.
  • Ótimo atendimento dos funcionários do parque e dos Museus.
  • Paisagem bonita e convidativa ao descanso.

Então como Guia de Turismo eu levaria grupos de turistas de todos os lugares e idades para conhecer o Parque do Ibirapuera, juntamente com o seu montante de possibilidades de atrações turísticas, atrações culturais e desportivas.

Um beijão a todos e uma ótima semana!!!

Felipe Dias - Tio Pão

www.tiopao.com.br

Nenhum comentário: