sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cuidados com a saúde das crianças - Dra. Rosely Carvalho - Pediatra

Bom dia alegria! Estreando o ano de 2016 com uma participação muito especial aqui no Blog do Tio Pão, texto da médica pediatra Dra. Rosely Carvalho, Pediatra e o melhor de MINHA MÃE!!!!!

Dra. Rosely (minha Mãe) e Tio Pão


Cuidados com a saúde das crianças


Entre todos os cuidados que um recreador deve tomar com as crianças que estão sob sua responsabilidade, o de preservar a saúde delas deve ser visto como prioridade , assim como a sua segurança, estando ambos relacionados e interligados.
Para tanto, o recreador deve ter conhecimento de assuntos fundamentais para o bom desempenho de suas atividades e esses assuntos serão colocados aqui pontualmente, de maneira clara e simples, mas bastante esclarecedora.
O primeiro deles nos servirá de roteiro para todos os outros comentários a respeito:

1) O que são doenças sazonais das crianças?

São doenças típicas de cada estação do ano, provocadas pela variação do clima e que se desenvolvem especialmente nos períodos em que as estações estão mudando.

Aqui no Brasil, as crianças são muito sensíveis à mudança do clima quente para o frio, ou seja, nas estações do Outono e Inverno (período entre 21 de Março e 23 de Setembro) são:
as doenças alérgicas (rinites, bronquites, asma,otites, amidalites, sinusites e outras manifestações respiratórias),
meningite viral ou bacteriana, 
pneumonias
gripes, 
resfriados comuns e demais doenças que envolvam o hábito de permanecer em ambientes fechados com muitas pessoas.

As doenças da Primavera e do Verão (período de 23 de Setembro à 21 de Março) são:
as conjuntivites, 
reações alérgicas a picada de insetos, plantas, pelos de animais
algumas doenças virais e bacterianas (varicela ou catapora,rubéola, caxumba, gastroenterite que é o quadro de diarréia e vômitos, por rotavírus, entre outras)  
dengue (agora com o acompanhamento da zika e da chikungunya)
viroses em geral especialmente com o cuidado com o virus H1N1
acidentes (quedas, entorses, fraturas, ferimentos cortantes por ex.)
queimaduras
desidratação:cuidado com atividades físicas nos dias muito quentes!Crianças e adultos desidratam facilmente se não observarmos alguns cuidados: ingestão constante de líquidos frescos,especialmente água, consumo de alimentos leves, uso de roupas leves e permanência em ambientes arejados e atividades preferencialmente na sombra.
insolação: exposição prolongada a um ambiente quente e seco, geralmente envolvendo exposição direta ao sol.Os sintomas mais comuns são: mal-estar generalizado, febre alta, pele seca e avermelhada, pulsação acelerada, falta de ar, enjôo, vômitos, tonturas e até desmaios. Para evitar :não expor as crianças ao sol entre as 10 e as 16h, aumentar a ingestão de água por dia, aplicar o protetor solar 15 minutos antes de sair ao sol, (repassar a cada 2 horas) .
intoxicação alimentar: o calor , principalmente num verão como foi o nosso , dificulta a conservação adequada de alimentos e o consumo desses alimentos pode provocar:vômitos,diarréia, náuseas, febre ,intenso mal estar e desidratação, sendo comum a necessidade de internação.

Como prevenir?

Crianças brincam o ano inteiro, portanto, temos que estar atentos a todas as medidas de prevenção dessas doenças para que nossa atividade em grupo comece e termine bem.
evitar a exposição desnecessária da criança às mudanças bruscas de temperatura. Brincar em ambiente protegido ou verificar se estão vestidas adequadamente. È muito importante manter o ambiente ventilado, mesmo que esteja frio. Manter janelas abertas para a circulação do ar. Cuidado com o sol nas atividades ao ar livre!
participar de eventos em multidão somente quando estritamente necessário.A aglomeração de pessoas dissemina rapidamente os quadros virais e as doenças contagiosas.
boas práticas de higiene pessoal, sobretudo a lavagem das mãos freqüentemente (insistam nisso!), recomendação que vale para todas as épocas do ano.
evitar o contato com pessoas com sintomas de infecções das vias respiratórias, sempre que possível.
hidratação adequada das crianças 
fazer uso de protetor solar (sempre!)
evitar os tecidos sintéticos e as lãs em contato com a pele, optar sempre que possível, por roupas de algodão.
evitar situações que exponham as crianças ao contato com tudo o que pode desencadear crises alérgicas tais como poeira, fumaça, penas, pelos, pólens, tintas, bichos de pelúcia, etc. Cuidado com o uso de máscaras, maquiagem e fantasias!
aplicar as medidas preventivas para evitar o risco da Dengue (e as doenças do mosquito!), tais como: evitar água parada, sobretudo em pneus usados, baldes, aparadores de vasos de planta, entre outros.
acatar as orientações recebidas pelo seu pediatra quando for o caso.

FIQUE ATENTO AS DICAS E VAMOS NOS CUIDAR!!!



2 comentários:

Unknown disse...

Super dicas. Adorei o texto. Parabéns.

Unknown disse...

Super dicas. Adorei o texto. Parabéns.