terça-feira, 17 de abril de 2012

O que é ser Recreador?



Texto postado pelo meu amigo Tio Chambinho :

O que é ser Recreador?

Tio Chambinho
Postado por Tio Chambinho em Segunda, 19 Março 2012 em Escola
Obrigado a todos do Portal da Educação Física, em especial a Thais que fez o contato, pela oportunidade de trazer discussões sobre assuntos relevantes apra atuação profissional na Educação Física.
Caro leitor, a pergunta que faço nesse texto é: O que é ser recreador?
Pesquisadores trazem, em relação a nomenclatura, que também podem ser chamados de Gentil organizador, Animador, Animador Sócio Cultural, Monitor, Recreacionista.
Para o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) o Recreador tem a seguinte classificação:
Número: 3714-10 RECREADOR: GO - gentil organizador, Monitor de entretenimento, Monitor de Esportes e Lazer, Monitor de Recreação, Monitor Infantil, Recreacionista.
Descrição da Ocupação: promover atividades recreativas diversificadas, visando ao entretenimento, à integração social e ao desenvolvimento pessoal dos clientes. Para tanto, elaboram projetos e executam atividades recreativas; promovem atividades lúdicas, estimulantes a participação, atendem clientes, criam atividades recreativas e coordenam setores de recreação, administram equipamentos e materiais para recreação. As atividades são desenvolvidas segundo normas de segurança. (fonte:http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf  - acessado em 19/03/2012).
Entendemos como Recreador a pessoa responsável em organizar, desenvolver e controlar atividades recreativas em diversos locais, como exemplo: hoteis, clubes, casas de festas, eventos, entre outros.
Baseando-se em pesquisas e, também, na colocação do CBO entendemos que o Recreador não pode se limitar apenas em profissionais da Educação Física, do Turismo ou da Pedagogia. E não podemos acreditar que a formação concebida em tais cursos superiores são suficientes para forma profissionais de qualidade para atuar com um mercado tão complexo e de tantas habilidades necessárias. Um exemplo: Em nossa graduação o professor de Educação Física não possui aulas de teatro, em sua grande maioria, e o teatro pode ser uma ferramenta de entretenimento em um feriado no hotel.
Recreador é aquele facilitador de possibilidades em busca de um bem estar que pode ser físico, social, manual, artístico, turístico e virtual. Esse bem estar são relacionados aos interesses culturais do lazer trazidos por especialista como Jofre Dumazedier, Nelson Carvalho Marcellino, Luiz Octavio de Camargo e Gisele Shwarts.
Sendo assim achamos necessário um conhecimento teórico de suas ações para que o recreador possa entender sua real importância na atuação profissional. Uma educação continuada se faz necessário para melhor qualificação de seus serviços e para a possibilidade de novas intervenções, distintas das vista na graduação.
Ser recreador não é, apenas, vestir uma roupa engraçada e fazer uma brincadeira com crianças.
Ser recreador é saber tocar as pessoas e saber o que as pessoas necessitam e como podemos auxilia-las em busca de um bem estar.
Ao perguntado a uma amiga, Fernanda Rodrigues, sobre o que ser recreador, eis que veio a resposta: - Sou Promovedora de Sonhos.
Quando os recreadores desse meu Brasil entenderem a real importância de sua atuação, estaremos dando um grande passo para a valorização de nossa atuação profissional.
Nos vemos na próxima reflexão,
Abraços Lúdicos
Autor:
Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Professor de Educação Física - FESB - Bragança Paulista e há mais de 10 anos no mercado recreativo com passagens em mais de 15 Resorts pelo Brasil e algumas empresas de eventos e turismo. Empresário do entretenimento. Cursos e Palestras ministradas em diversos estados do Brasil. Colunista de sites e revistas. Diretor Regional – DF - ABRE (Associação Brasileira de Recreadores) – Gestão 2011/2012. professor Universitário. Professor convidado da Pós-Graduação em Recreação e Lazer FMU, Palhaço do Grupo Medicina do Riso


Link do blog: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/blogs-ef/o-que-e-ser-recreador

Bem amigos fica a reflexão!!!!
Ótima semana

FELIPE DIAS - TIO PÃO
www.tiopao.com.br

Nenhum comentário: